PÁGINA PRINCIPAL
ÁREAS MAIS VISITADAS
EMPRESA
SERVIÇOS ONLINE
INFORMAÇÕES
CONTACTOS
  Apresentação

A Empresa Pública Municipal Agere - Empresa de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga, EM surgiu da transformação dos Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento, em Empresa Pública Municipal no dia 1 de Janeiro de 1999, com o objectivo de melhor servir todos os munícipes do concelho de Braga, quer estes sejam consumidores de água, utentes da rede pública de saneamento, ou utilizadores do serviço público de recolha do lixo.


A Câmara Municipal de Braga iniciou um processo de transformação da AGERE em empresa de capitais maioritariamente públicos, alienando 49% do seu capital.
Para o efeito, lançou um concurso público destinado a seleccionar o parceiro privado que, em conjunto com a edilidade, explora a actividade de abastecimento público de água, saneamento e higiene e limpeza do município.

 

A AGERE-EM tem um capital social no valor de 39.000.000 € - C.R.C. Braga e NIPC 504 807 692, detido a 100% pela Câmara Municipal de Braga até ao dia 22 de Abril de 2005. Neste dia foi efectuada a venda de 49% do capital social ao consórcio de empresas formado pela ABB, a DST e a BragaParques (GESWATER, SGPS).

A AGERE-EM conta actualmente com mais de 600 funcionários, e a sua sede encontra-se localizada na Praça Conde de Agrolongo. A Tesouraria localiza-se neste mesmo edifício. Os Serviços de Higiene e Limpeza, e a Secção de Contadores, localizam-se no Edifício da Depuradora em Real. As Oficinas da Empresa situam-se junto a este edifício, também em Real. A Estação de Tratamento de Águas Principal (ETA) encontra-se a operar na Central do Cávado (Ponte do Bico) e a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) principal, está localizada em Frossos. Encontra-se também em funcionamento um posto de atendimento na Loja do Cidadão, sito no Centro Comercial dos Granjinhos.

A AGERE-EM conta actualmente com mais de 80.000 clientes e uma facturação mensal superior a 2.000.000 €.


O OBJECTO PRINCIPAL DA AGERE-EM DESENVOLVE-SE PELAS SEGUINTES ÁREAS

> A captação, tratamento e adução de água e sua distribuição para consumos domiciliários e outros, mediante venda directa;

> A condução, depuração e transformação de efluentes;

> A recolha e depósito de resíduos sólidos;

> A limpeza e higiene do Concelho de Braga.

 

INVESTIMENTOS

Actualmente, com uma dinâmica empresarial bastante acentuada, a AGERE-EM tem vários investimentos em desenvolvimento; quer em fase de projecto, em fase de lançamento ou mesmo em curso.

Tais investimentos visam, por um lado a melhoria da qualidade e a extensão dos serviços prestados, que o grande crescimento urbanístico verificado no concelho de Braga nos últimos anos tem motivado e, por outro, a resolução de problemas relacionados com a degradação do meio hídrico.

No que respeita concretamente ao sector do saneamento, para além das ETAR’ s de Frossos, Palmeira, Adaúfe e Celeirós, destaca-se a construção de novas pequenas ETAR’ s em lagunagem para servir as freguesias situadas fora do casco urbano e do círculo industrial do concelho.