PÁGINA PRINCIPAL
ÁREAS MAIS VISITADAS
EMPRESA
SERVIÇOS ONLINE
INFORMAÇÕES
CONTACTOS
  Braga Digital

O sub-projecto do BragaDigital designado Balcão Digital de Águas e Ambiente, da AGERE-EM, tem por objectivo principal melhorar a gestão ambiental e do meio hídrico, optimizando o abastecimento de água e a drenagem de águas residuais através da participação do cidadão na recolha e publicação de informação em ambiente Web e Geo-referênciado. Este Sub-Projecto do BragaDigital, foi financiado por:

- Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento (POS_C) visando a concretização da politica nacional neste domínio;

- Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) visando fomentar a inovação e a Sociedade da Informação, entre muitos outros contributos para o nosso desenvolvimento regional.

 

O Balcão Digital foi concebido com o intuito de modernizar, melhorar e aproximar do cidadão e das empresas a informação dos serviços prestados pela Agere, via Internet. Este será o local de entrada do cidadão no Sistema de Informação da Agere em ambiente Internet, integrando Sistemas de Gestão das Redes de Águas com Serviços ‘on-line’. As funcionalidades a disponibilizar nos Serviços via Internet estarão incluídas num processo CRM (Customer Relationship Management) com modulo iSupport constituído por: factura electrónica (a disponibilizar em Dezembro de 2009), consultas do cliente, consumos, leituras, contas contabilísticas correntes e geração de referência de pagamento, comunicação de leituras, e pedidos de novo contrato. O CRM será pois um centro de contacto, com teleserviço, indicadores de negócio e um sistema de seriação de actividades. Quanto ao Sistema de Gestão das Redes de Águas e de Monitorização Ambiental (SGRAMA) foi definido como integrando num sistema de informação geo-referênciado das redes de águas e saneamento, permitindo ao cidadão aceder aos conteúdos do Balcão Digital em modo gráfico, i.e. o acesso a plantas de cadastro com informação sobre o traçado das redes de águas e saneamento e suas características, informação relativa a requerimentos e a projectos submetidos à Agere, a comunicação de avarias e roturas nas redes, as faltas de pressão de água, os maus cheiros das águas residuais, os circuitos e horários de recolha do lixo, os níveis de ruído, e a qualidade do ar, visualizando local e graficamente o histórico dos pedidos/reclamações comunicadas via disponibilização de documentação existente no Sistema de Gestão Documental (SGD) Web. Os SGRAMA terão como base as redes geo-referênciadas, integrando com um Sistema de Tele-leitura e com um Sistema de Telegestão, de forma a assegurar o pleno funcionamento e objectividade dos dados disponibilizados no Balcão Digital.

Este sub-projecto apresenta assim um conjunto de propostas suportadas numa caracterização das necessidades de recursos tecnológicos, humanos, organizacionais e financeiros, projectados em cada uma das áreas respectivas.

O Balcão Digital permitirá o desenvolvimento de um sistema de informação concebido de forma a integrar processos utilizando tecnologia Internet a normalizar numa plataforma Web, reduzindo custos de licenciamento e de exploração.

Podemos destacar os seguintes componentes do sub-projecto Balcão Digital da Agere: modulo de CRM com informação do serviço ao consumidor (atendimento) que poderá ser consultada por qualquer utilizador autorizado; Sistema de Gestão Documental (SGD) Web, permitindo integrar as necessidades documentais do Balcão Digital; o cadastro geo-referênciado das redes de águas e saneamento é a ‘plataforma’ onde irá integrar a informação dos sistemas de Tele-leitura e de Tele-gestão, em que as tele-leituras entrarão inicialmente para registo e validação no Sistema Comercial de Gestão de Águas, e só posteriormente existirá um interface para ligar ‘on-line’ à informação geo-referênciada disponível na Web.

Do exposto concluímos que com o Balcão Digital de Águas e Ambiente é exigido um assinalável esforço de modernização para sistematizar, simplificar, automatizar e integrar processos administrativos e de gestão de informação em ambiente Web.